terça-feira, 15 de novembro de 2011

SER OU NÃO SER PUBLICITÁRIO!

O que o profissional da área pode fazer (áreas de atuação e dia-a-dia do profissional)?

Uma agência de publicidade, como qualquer outra empresa, tem suas atividades distribuídas por áreas de atuação específicas, como: atendimento, planejamento, mídia, criação, produção gráfica e audiovisual.
Assim, dependendo de suas habilidades pessoais o publicitário tem condições de dedicar-se a uma vasta gama de trabalhos.
No atendimento de clientes, ele pode desenvolver o resumo de informações sobre o cliente, concorrentes, mercado de atuação da empresa (briefing).
Pode também atuar em planejamento de campanhas. Pode ainda atuar em mídia, escolhendo de acordo com o produto quais os veículos de comunicação (Rádio, TV, cinema, jornais e revistas, mídia exterior – outdoors, painéis etc.) mais adequados para o sucesso da campanha.
Outra atuação seria compor o que conhecemos como dupla de criação (redator e diretor de arte), desenvolvendo o formato de comunicação mais recomendável para o produto e cliente.
E ainda, dedicar-se a produto gráfica (rough, layout ou arte final), que por sua vez resultarão no clichê ou fotolito que serão utilizados nos meios impressos. Ou na produção de mensagens fonadas como spots (mensagens faladas) ou jingles (técnica que se utiliza de um tema musical para atrair a atenção do ouvinte).
Ou também na produção de vídeos ou filmes comerciais em geral.

Em que lugares ele pode trabalhar (tipos de empresas, organizações, instituições, órgãos do governo...)?

a) em agências de Publicidade;
b) no Departamento de Publicidade, Propaganda e Marketing de grandes empresas;
c) na assessoria de Comunicação de órgãos Públicos;
d) ou montar sua própria agência ou mini-agência

Como é o mercado de trabalho atualmente (vagas, concorrência, perfil profissional exigido, formação necessária, salário médio inicial e no topo da carreira...)? Quais as perspectivas do mercado no médio e longo prazo?

- O mercado de trabalho está saturado, e muito concorrido, porém sempre haverá vagas para egressos criativos e de boa formação profissional.
- O perfil exigido é de um profissional criativo, desembaraçado, dinâmico, sempre disposto a enfrentar qualquer obstáculo.
- A médio e longo prazo as perspectivas são boas, pois atualmente, em virtude da crise econômica houve uma redução de investimentos na área de publicidade, porém não há mais o que reduzir, portanto a tendência indica uma expansão no mercado de publicidade, o que equivale à abertura de muitas oportunidades para os novos profissionais.

Como é a entrada no mercado de trabalho? Como é o início de carreira (quais as dificuldades que se podem enfrentar)? Qual a importância do estágio e como tirar o melhor proveito dele?

- A entrada no mercado de trabalho nesta área se dá em parte pela indicação, em parte pela solicitação das agências através de anúncios de emprego, e na maioria das vezes através dos estágios.
- O início é bastante fácil para o iniciante, basta adaptar os ensinamentos apreendidos na área acadêmica aos procedimentos rotineiros da agência/empresa.
- Os estágios são extremamente importantes para os alunos da área, pois ao fazerem estágios eles acabam atraindo o interesse da agência, principalmente se o estagiário demonstrar potencialidade, capacidade de adaptação às funções exigidas e sobretudo, muito interesse no que faz.

Quais as habilidades e características pessoais necessárias ou mais compatíveis com a profissão (contato com o público, dinamismo, iniciativa, capacidade analítica/sintética, raciocínio lógico/abstrato/concreto, expressividade, habilidades artísticas...)?

Além de desenvolver as habilidades necessárias para a profissão, que devem ser adquiridas nos bancos escolares, o futuro profissional da área deve apresentar muita facilidade em manter contato com o público, ter dinamismo, iniciativa, além de raciocínio lógico, e muita criatividade.
A remuneração inicial do estagiário ou trainee varia de R$350,nos departamentos de publicidade de empresas, a R$1.200, nas agências.Profissionais experientes da criação, redatores e profissionais de arte de grandes agências têm salários entre R$ 15.000 e R$ 25.000. Nas menores, recebem entre R$3.000 e R$6.000. Nos departamentos de publicidade das grandes empresas, o salário médio do publicitário pleno é de R$3.000, ultrapassando os R$5.000 em São Paulo. Nas empresas
pequenas, especialmente fora da região Sudeste, a remuneração fica em torno de R$2.000. Publicitários de sucesso, que muitas vezes se tornam sócios de agências tornam-se muito bem remunerados no exercício da
profissão.

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